22/05/2010

Copa do Mundo 2010

A COPA DO MUNDO está chegando e vim pesquisar algumas coisas sobre como trabalhar este tema tão presente no país do futebol, com meus baixinhos. Comecei então pelo mascote, o ZAKUMI uma combinação de palavras em dialetos africano, como “ZA”, abreviação para África do Sul, mais “kumi”, forma escrita do número dez em alguns países do continente. Achei ele uma fofurinha. É um leopardinho muito simpático. Já pensou se fizéssemos ele em E.V.A ? Acho que ficaria muito bom.
Como a Copa é um tema bastante explorado na mídia, fica fácil conduzir as conversas informais com os pequenos, tem outra coisa, eles se amarram em esportes e aí tudo flui com mais facilidade.
O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações. O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de um campeão e, conseqüentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possui características específicas, sendo também permeado por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc.


O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo.


Resolvi colocar esta versão que vcs podem imprimir para as crianças pintar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo recadinho.
Sua visita me faz feliz!!!